
É por meio de um equipamento chamado transformador que isso se torna possível. Em uma definição técnica, o transformador é um dispositivo destinado a transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito a outro. Ele faz isso induzindo tensões, correntes e/ou modificando os valores das impedâncias elétricas de um circuito elétrico. Em regra geral, ele é utilizado para abaixar o nível de tensão da energia.
Isso acontece, pois, quando a subestação reduz o nível de tensão, essa energia ainda fica acima do que a baixa tensão necessita. Por isso, é necessário que a rede de alta tensão (que pode ser vista pelos fios mais grossos que passam pelos centros urbanos) chegue à um transformador. É ele que abaixa a tensão, para atender esse público de consumidores. Assim, nesses casos, podem acontecer interferências da distribuidora para aumentar os transformadores. Isso é feito para elevar a rede por conta de um cliente que eventualmente precisa se conectar na mesma região.
Se você quer lidar de forma mais inteligente com sua energia, entendendo seus gastos e, consequentemente, estando mais preparado para economia, baixe nossa planilha de Consumo e Demanda Energética e tenha mais controle da sua energia.